Categorias

Mais Vendidos



Information

Fabricantes

Nenhum fabricante

Novos produtos

As nossas lojas

As nossas lojas

CME Braga - Clinicas de Medicina Estética

Fornecedores

  • Martiderm
  • Medi+derma
  • Princess
  • Sesderma
  • Skin Tech

Etiquetas

Celulite e Casca de Laranja: tratamento e prevenção

Celulite e Casca de Laranja: tratamento e prevenção

A celulite é uma condição na qual a pele apresenta depósitos de gordura, dando-lhe um aspeto irregular, grumoso. É também conhecida por "pele em casca de laranja".

Tende a ser mais evidente nas nádegas e coxas e, de um modo geral, ocorre depois da puberdade. A celulite é mais comum em áreas onde se forma depósitos de gordura e resulta de uma distribuição irregular dessa gordura sob a superfície da pele.

Quais as causas da celulite?

A celulite resulta do efeito combinado dos cordoes de tecido conjuntivo que ligam a pele ao músculo e a da acumulação gordura sob a pele. Enquanto a gordura empurra a pele, os cordoes de tecido conjuntivo prendem-na às camadas mais profundas e esse conjunto de forças traduz-se numa superfície irregular.

 

As causas da celulite são mal compreendidas. Entre elas incluem-se fatores hormonais (estrogénios, insulina, noradrenalina, hormonas tiroideias, prolactina); fatores genéticos; uma dieta muito rica em gordura, carboidratos, sal e pobre em fibras; o estilo de vida (fumadores, sedentarismo, manutenção durante muitas horas de pé ou sentado); o vestuário muito apertado que dificulta o fluxo sanguíneo.

 

O stress, o uso de pílula, a idade são outros fatores e risco para o desenvolvimento de celulite.

 

Como se manifesta a celulite?

A celulite manifesta-se pela presença de pele com aspeto irregular, em casca de laranja. Nas formas mais ligeiras, a celulite apenas é detetada quando a pele é comprimida. Nos casos mais acentuados, a pele forma irregularidades muito acentuadas, com zonas deprimidas e elevadas.

 

Como se referiu, as áreas mais afetadas são as nádegas e coxas, mas pode também ocorrer no peito, abdómen inferior e nos braços.

 

Como se diagnostica a celulite?

Neste caso, o diagnóstico é realizado apenas pela observação da pele.

 

Como se trata a celulite?

Embora existam inúmeros tratamentos para a celulite, nenhum deles está devidamente suportado pela evidência científica.

 

Existem tratamentos que se baseiam em princípios mecânicos ou físicos, como as massagens, a drenagem linfática, o tratamento pelo calor, uso de ultrassons, rádio-frequência, terapêutica magnética ou por ondas de rádio, endermologia ou estimulação elétrica.

 

Outros baseiam-se na utilização de substâncias que, supostamente, ajudam a remover a gordura acumulada sob a pele, como as metilxantinas, cafeína, pentoxifilina, aminoácidos, ginkgo biloba, etc. Esses agentes podem ser aplicados localmente ou administrados por via oral ou injetável mas nenhum deles demonstrou cabalmente a sua eficácia.

 

A aplicação duas vezes por dia de um creme de retinol a 0,3% durante seis meses demonstrou ser capaz de melhorar o aspeto da celulite.

 

A perda de peso pode ajudar a reduzir a celulite, bem como a manutenção de uma dieta saudável.

 

A lipossucção ajuda a esculpir o corpo mas não remove a celulite e pode, até, torná-la mais evidente.

 

Existe uma técnica mais recente, realizada com laser, que destrói as células de gordura e confere firmeza à pele e que pode ser uma forma mais eficaz de tratar a celulite.

 

Como se previne a celulite?

A prevenção da celulite passa por uma dieta saudável, baixa em gordura, rica em fruta, vegetais e fibras.
A prática regular de exercício, a manutenção de um peso adequado, a redução do stress são também aspetos importantes.

 

O uso de roupa confortável impede a formação de celulite que resulta do uso de roupas muito apertadas.

Deixe as suas dúvidas!Nós respondemos...

Todos os campos são obrigatórios

Nome:
Email: (Não será publicado)
Questão:
Código